terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Whatsapp Clonado? E agora?

Quando você perceber que teve o seu Whatsapp clonado, deve tomar duas atitudes de modo urgente. A primeira é notificar o suporte do aplicativo, através do e-mail (support@support.whatsapp.com), cujo assunto deverá conter este texto: WhatsApp clonado + código de área + seu número do Whats. Apenas isso. Não há a necessidade de escrever no corpo do e-mail, explicando o que houve.

Logo que o suporte for notificado, a sua conta do WhatsApp é bloqueada e assim os criminosos automaticamente são bloqueados também. A outra providência é avisar ao maior número possível dos seus contatos sobre o ocorrido. Depois dessa etapa, pode respirar e tomar um gole d’água.

A tarefa seguinte é acessar o seu e-mail para ver a resposta do suporte, na qual será fornecido o passo a passo para que você possa recuperar a sua conta, preservando o seu número e também os seus arquivos. Todas as mensagens do aplicativo são criptografadas ou transformadas em código. 

Então, nem mesmo os criminosos conseguem acessar as   conversas, fotos e arquivos do seu WhatsApp. Assim que o seu WhatsApp for bloqueado, eles perdem o acesso a ela.  

Depois que você seguir as coordenadas do suporte e recuperar a sua conta é prudente fazer também a confirmação em duas etapas, uma segurança a mais. Para fazer, é bem simples, veja só: na tela inicial do Whats (à direita, lá em cima) clica nos 3 pontinhos, vai em Configuração, depois vai em Conta e depois, em Confirmação em duas etapas. Aí cadastra uma senha/pin de 6 dígitos. 

Essa senha não deve ser óbvia, mas deve ser fácil de você lembrar, porque o WhatsApp vai te pedir de vez em quando. Isso torna seu uso mais seguro.