segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Microsoft: mais uma nova falha nas atualizações em 2020

Muito bem. Após o lançamento, em maio passado, da grande atualização do sistema Windows 10, identificada como 2004, a Microsoft "descobriu" que essa atualização contém algumas falhas, como de costume, e que uma delas, afeta diretamente o novos SSDs, ou Discos de Estado Sólido. Esses novos HDs eletrônicos tem algumas características próprias como, por exemplo, não precisar de desfragmentação. Sendo eletrônico, ele consegue acessar as informações de maneira mais eficiente. Os SSD tem várias vantagens, além da alta velocidade de acesso aos dados, eles não tem peças mecânicas que se danificam ao sofrerem uma queda.

Entretanto, como todo dispositivo eletrônico, ele tem uma limitação de ciclos de gravação dos dados em sua memória. É um valor bem razoável, dura alguns anos, porém não precisamos reduzir esse tempo com procedimentos desnecessários.

O alerta partiu do site Bleeping Computer, essa atualização inseriu uma falha no recurso de desfragmentação de disco, não registrando a data correta no qual a unidade de foi realmente otimizada. Como o recurso de otimização agendada está ativado por padrão, o sistema operacional tem executado o processo em SSDs toda vez que o sistema é reiniciado, frequência essa acima do necessário e que pode diminuir a vida útil da unidade de armazenamento.

Então, essa nova falha, causa uma condição exagerada de otimização do SSD com o desfragmentador, e isso pode reduzir o tempo de vida deste dispositivo. 

Para quem tem um SSD no computador e "sofreu" essa atualização com erro, deve-se desativar manualmente a desfragmentação automática através do seguinte procedimento:


1. Pressione as teclas Windows+Q, digite e selecione Desfragmentar e Otimizar Unidade;

2. Clique em Alterar configurações > desative a opção Executar seguindo um agendamento (recomendado) > Ok.




Pronto.