quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Janelas (windows) escancaradas

 Mais uma vez acordamos com as janelas(windows) escancaradas e com uma escada ao lado, para facilitar o acesso para quem quiser entrar.

Uma falha de segurança recém descoberta e que, segundo um relatório, existe desde o windows 7. Ela deixa o windows pronto para que hackers executem comandos com privilégios de administrador e controlem o que quiser no computador. Assim não há antivírus que aguente.

Imagine você sendo o morador de um prédio completamente protegido e seguro, com cofres à prova de tudo e corredores cheios de dispositivos que controlam o acesso aos ambientes internos. Mas que, desde o início, as chaves de acesso ficam penduradas do lado de fora do portão. É mais ou menos assim que nos sentimos quando essas falhas do sistema são encontradas.

Essa falha de segurança, divulgada neste último dia 02, é denominada por uma categoria chamada Dia Zero, significando que ela já existe a um bom tempo, até ser descoberta nesse "dia zero", e começamos a contagem dos dias, até que ela seja sanada.

Ela foi encontrada pelo time de segurança denominado Projeto Zero, da Google. Eles enviaram o relatório para a Microsoft, que deve lançar uma correção até dia 10 deste mês. De acordo com a equipe do Projeto Zero, parte desta falha também existia em outra versão do navegador Chrome, que já foi corrigida. Restando, agora, a Microsoft fazer o dever de casa e lançar a correção o maia rápido possível.